MÚSICA NO
ROMANTISMO
a)
Estilo
das composições:
Ludwig Van Beethoven
A música de Beethoven abrange o classicismo
(devido a forma musical) e o romantismo (pela emoção íntima). Sua música passou
por 3 fases diferentes: a juvenil, a madura, e a terceira é considerada uma
fase entre a vida adulta e a velhice, já que o compositor morreu com apenas 57
anos.
Primeira fase: É caracterizada por
um estilo emocional, contemporâneo do pré-romantismo alemão, com poucos traços
mozartianos.
Segunda fase: Clássica, mas
romântica e individualista. É a fase das obras tipicamente beethovianas.
Última fase: É a da mais
profunda interiorização, chegando a expressões que os contemporâneos só sabiam
explicar pela surdez, e que hoje se nos afiguram como abstrações sobre-humanas.
Robert
Schumann
As obras de Robert Schumann caracterizavam-se pela Melancolia (estado de
espírito, sensação que se abate como de fora um prenúncio de uma morte, uma
agonia de amar ou ser amado, uma ausência de humor e prazer pela vida e de tudo
de bom que nela existe), tema que alimentou muitos poetas do seu tempo.
É certo que há na arte de Schumann parte do lado
noturno do Romantismo, o pessimismo profundo, influenciado por Byron, e os
pressentimentos permanentes do fim na loucura.
Seu estilo também é
caracterizado pelo romanticismo, onde a obra mais romântica feita por Schumann
foi “Peças fantásticas” (1837). Ele foi
escritor notável e poeta em prosa. Sua poesia musical é cheia de frescor e de
melancolia profunda.
Schumann sempre
preferiu as formas pequenas sem estrutura arquitetônica.
Schubert
Franz Peter Schubert foi um compositor do fim da era
clássica, com um estilo marcante, inovador e poético do romanticismo.
Hoje, o seu estilo é considerado por muitos como imaginativo, lírico e
melódico. Ele marcou a passagem do estilo clássico para o romântico.
Frédéric François Chopin
Todas as obras do artista
têm um título puramente abstrato, exceto a Berceuse. Segundo os críticos,
talvez suas músicas sejam as mais descritivas, poéticas e evocativas de todos
os compositores românticos.
Em suas obras sempre
revelou o amor pela pátria, refletindo o espírito nacionalista e
revolucionário. Suas mais belas composições estão imersas nesse sentimento de
angustia pelo sofrimento de seu povo e pela nostalgia do regresso.
Em toda a música de
Chopin se desliza uma melancolia não oculta, devido a vida atormenta do ator
que deixa transparecer seus sonhos, suas aspirações não realizadas, os
sofrimentos físicos, os sentimentos patrióticos atropelados pela crueldade e o
desejo incontido da paz que se espera um dia encontrar na morte.
Franz Chopin
Chopin revelou um novo estilo
pianístico, o cromatismo e a flutuação da harmonia. Ele criou o gênero
denominado poema sinfônico, bem como a inovação consistente em realizar
concertos, tendo o piano como único instrumento e, ainda, a fixar o piano,
lateralmente, em relação ao público.
Música vocal - Os lieder de Liszt são muito românticos, de um romantismo de salão, já fora de moda.
Música vocal - Os lieder de Liszt são muito românticos, de um romantismo de salão, já fora de moda.
Música de programa - obras
orquestrais com programas literários, superando Berlioz. Só se ouvem hoje nos
concertos os poemas sinfônicos.
O seu estilo pianístico caracterizava-se
pela flexibilidade, pela liberdade de execução, pela procura de sonoridades
novas e efeitos orquestrais. Liszt foi também o criador do poema sinfónico para
orquestra e do método de "transformação de temas", em que cada um dos
temas, em diferentes formas, pode fornecer bases para um trabalho inteiro. As
suas composições contêm um elemento espiritual.
b)
Características das
composições da época:
Na
música da época do romantismo ocorria a valorização da liberdade de expressão,
das emoções e a utilização de todos os recursos da orquestra. Também
eram importantes os assuntos de cunho popular, folclórico
e nacionalista.
As primeiras evidências do romantismo na música aparecem com Beethoven, onde são reveladas músicas com uma
temática extremamente pessoal e interiorizada.
Chopin, Tchaikovsky,
Felix Mendelssohn, Liszt, Grieg e Brahms foram alguns
dos outros compositores que levaram adiante o ideal romântico de Beethoven, passando
a escrever músicas mais de acordo com suas emoções.
Na ópera,
os compositores mais notáveis foram Verdi (escrevia óperas épicas e patrióticas principalmente) e Wagner. Mais tarde na Itália o
romantismo na ópera se desenvolveria ainda mais com Puccini.
C)
Ilustrações
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