segunda-feira, 4 de junho de 2012

3º semana - Tainah Frota e Amanda Santos

 Artes plásticas no romantismo

       Nas artes plásticas, o romantismo deixou importantes marcas. Artistas como o espanhol Francisco Goya e o francês Eugène Delacroix são os maiores representantes da pintura desta fase. Estes artistas representavam a natureza, os problemas sociais e urbanos, valorizavam as emoções e os sentimentos em suas obras de arte. Na Alemanha, podemos destacar  obras místicas de Caspar David Friedrich, enquanto na Inglaterra John Constable traçava obras com forte crítica à urbanização e aos problemas gerados pela Revolução Industrial. 

As artes pláticas foram de muita importância para o romantismo, as obras retratavam os sentimentos dos personagens nos quadros e nas esculturas, muitas vezes contavam a vida pessoal do artista, também contavam histórias e retratavam poesias, foi uma época que marcou bastante a sociedade, e inspira até hoje muitos artistas, onde surgiram muitas pessoas importantes com opniões diferentes.
Foi uma época de homens apaixonados.

Goya
       Retratou vários temas em suas pinturas: paisagens, cenas mitológicas, religião, imaginário, guerras, homens, mulheres, deuses, demônios e feiticeiros. Comédia, sátira, tragédia e farsa eram recorrentes em suas obras. Suas obras de maior destaque foram pinturas a óleo. Com cores vivas e fortes, transmitiu em suas obras os diversos sentimentos humanos (medo, sofrimento, angústia, felicidade, etc.)

Suas obras lembram o romantismo por mostrarem os sentimentos humanos que foi o que marcou muito o romantismo, além das cores vivas e fortes, retratava muitos temas, foi um pintor muito importante, seus trabalhos são de grande importância atualmente e estão espalhados por museus em todo o mundo.

Obra - "As Majas de Goya": Em ambas as pinturas uma mesma formosa mulher é retratada de corpo inteiro, deitada placidamente num leito e olhando diretamente para o observador. Não se trata de um despido mitológico, mas de uma mulher real, contemporânea a Goya, e até mesmo na sua época foi chamada "a Cigana". A primazia temporária de A maja nua indica que no momento de ser pintado, o quadro não estava pensado para formar casal.

Nesses dois quadros Goya mostra a mesma mulher, mas uma nua e a outra vestida, ele mostra a beleza da mukher que no quadro se encontra olhando diretamente para o espectador, na opnião da dupla ela está de certa forma indagando o apreciador (ou então o próprio Goya), são lindos quadros que se encontram no Museu do Prado na Espanha.

 Theodore Géricault
       Foi um romântico típico. Não se preocupava com o seu bem estar e se dedicava a uma vida de paixão, defendendo os oprimidos. Com sua morte, seu colega Ferdinad Victor Eugène Delacroix (1798-1863) tornou-se líder do movimento romântico francês.

Como muitos artístas romanticos da época Géricault chegava a viver por seus sentimentos se entregando completamente a suas obras, como o texto diz, "um romantico típico", é considerado por muitos líder do movimento romântico francês, e como qualquer romantico típico havia muito sentimentalismo em suas obras.
                                   
Obra -"A balsa da Medusa": Este quadro é uma das obras fundamentais do século XIX. O tema retrata o salvamento dos sobreviventes ao naufrágio da fragata ”La Méduse”, que teria afundado perto da costa do Senegal, em 1816. Cento e cinquenta pessoas andaram à deriva durante dez dias numa jangada. Restavam quinze sobreviventes, quando finalmente avistaram um barco. Foi este o momento escolhido pelo pintor. Gericault propôs-se contar a tragédia através do relato de dois dos sobreviventes, representados ao pé do mastro, que lhe deram uma descrição precisa da jangada. As suas preocupações com o realismo, levaram-no ao hospital para observar os sobreviventes e os cadáveres, tendo não só levado para o seu atelier de trabalho um pedaço de cadáver em decomposição, como inclusive decidido passar algum tempo em mar alto.

Como qualquer romântico Géricault mostra o desespero dos últimos quinze sobreviventes ao avistarem um barco no meio do mar, da para enxergar o desespero das pessoas, pois estavam a deriva a muito tempo e já a muito desesperadas e sem esperança de voltar para casa, além disso há a grande dedicação de Géricault ao pintar este quedro, pois entrevistou dois sobreviventes e levou o próprio cadaver de uma das pessoas que se encontravam mortas morta no bote.

Eugene Delacroix
        Delacroix restituiu à pintura, além do movimento e da cor, seu caráter passional. Sua obra revela o individualismo exaltado pela Revolução Francesa e pela epopéia napoleônica. Seu objetivo é criar emoção e energia, exaltadas por fortes contrastes de cores, por um desenho torturado e por uma composição turbilhonante. Traduziu em pintura os sentimentos contidos em Goethe, Beethoven, Victor Hugo e Baudelaire. Não deixou uma escola, mas os impressionistas e os neo-impressionistas sofreram sua influência.

Como Goya os quadros de Delacroix apresentavam cores bem vivas, além de demonstrar os sentimentos através dos quadros que pintava, foi um artísta muito importante, suas obras tem relações com o romantismo, e são até hoje apreciadas por muitas pessoas e artístas no mundo todo que se inspiram nas suas obras. 
                                 
Obra - pintou um quadro chamado "Massacre de chios" escolheu o terrível massacre de Chios, segundo se crê ocorrido a 31 de Março de 1822, quando 20.000 habitantes das ilhas gregas foram assassinados, como forma de chamar a atenção. estruturou o plano de pintura em três pirâmides humanas de mortos e moribundos gregos, banhados em luz e côr harmoniosas, tendo-lhe posteriormente acrescentado um brilho difuso.

O Massacre de Chios representa romantismo através do sofrimento demonstrado no rosto dos personagens, como retrata um massacre, todos se encontram em terrível estado, tristes e desolados como se sua alegria estivesse sido tomada, o quadro é muito bonito apesar da triste cena, talvez Delacroix quisesse mostrar que esses massacres não valem a pena. 

Auguste Rodin
         As esculturas de Rodin são marcadas pelo profundo traço pessoal do artista. Michelângelo foi sua principal fonte de inspiração e, segundo as palavras do próprio artista, o renascentista libertou-o do academicismo.

O romantismo aparece muito em suas obras por mostrarem bastante o lado pessoal do artísta, mostrando bastante sentimentalismo em suas obras, foi muito importante para o romantismo e seus quadros são muito importantes e podem ser encontrados espalhados por vários museus por todo o mundo.
                                  
 Obra - O Pensador é a principal obra do escultor francês Auguste Rodin. O pensador de Rodin está no extremo oposto ao homem físico, ao homem-músculo, primitivo e banal que vive no mundo vegetal da força bruta. No entanto, o Pensador eleva-se, ainda, acima do homem que pondera e calcula. Ele entrou no domínio da alma, o maior dos universos. Para lá do físico, para lá do cérebro está a alma, o espírito, a dimensão maior do Humano. O pensador de Rodin pensa e sente; talvez chore e ria; talvez o faça apenas dirigindo-se ao seu próprio interior. Porque a nudez do corpo nada diz sobre a imensidão do seu íntimo. A nudez exprime a dimensão estética; a reflexão explora toda a dimensão da alma.

O Pensador demonstra muito o sentimento do homem, no caso mostra a angústia, como se ele se questionasse sobre sua própria existência, é uma magnífica escultura, típica do romantismo, além de ser mundialmente famosa da qual quase todas as pessoas ao menos já ouviram falar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário