domingo, 10 de junho de 2012

4ª semana - Tainah Frota e Amanda Maria

Música Romântica
Os compositores clássicos tinham por objectivo atingir o equilíbrio entre a estrutura formal e a expressividade. Os românticos vieram desequilibrar tudo. Eles buscavam maior liberdade de forma, a expressão mais intensa e vigorosa das emoções, frequentemente revelando os seus pensamentos mais profundos, inclusive as suas dores. Muitos compositores românticos eram ávidos leitores e tinham grande interesse pelas outras artes, relacionando-se estreitamente com escritores e pintores.
 Durante o Período Romântico, foram feitas analogias entre a Música e a Poesia ou a estruturas narrativas. Ao mesmo tempo, criou-se uma base mais sistemática para a composição e interpretação da música de concerto. Houve também um crescente interesse nas melodias e temas, assim como na composição de canções. Não esquecendo o grande desenvolvimento da orquestra sinfônica e do virtuosismo, com obras cada vez mais complexas.

A música no romantismo, como as artes plásticas mostrava grande sentimentalismo e personalidade, foi uma época em que surgiram muitos dos mais importantes músicos do mundo como Bethooven e Mozart, as composições se tornaram muito mais complexas e bem elaboradas, os músicos muitas vezes relacionavam suas músicas com poemas e se emtregavam completamente as suas composições, foi uma época de grande crescimento para a música onde a música se tornou muito mais complexa e elaborada.   

A música popular romântica atual
"Eu tenho tanto pra lhe falar
Mas com palavras não sei dizer
Como é grande o meu amor por você

E não há nada pra comparar
Para poder lhe explicar
Como é grande o meu amor por você

Nem mesmo o céu nem as estrelas
Nem mesmo o mar e o infinito
Não é maior que o meu amor
Nem mais bonito

Me desespero a procurar
Alguma forma de lhe falar
Como é grande o meu amor por você

Nunca se esqueça, nem um segundo
Que eu tenho o amor maior do mundo
Como é grande o meu amor por você [2x]

Mas como é grande o meu amor por você"

Esta música de Roberto Carlos tem muito a ver com o romantismo por falar muito do sentimento do artísta, apresentar bastante sentimentalismo e ser uma música muito exagerada em relação ao amor como a própria música diz "nem mesmo o mar e o ínfinito" a música é uma completa declaração de amor.
As diferenças em relação as composições da época é que a linguagem daquela época em relação com a linguagem atual é totalmente diferente além do fato de que as composições eram naquela época muito mais elaboradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário